domingo, 8 de dezembro de 2013

2º DOMINGO DE DEZEMBRO DIA DA BÍBLIA


2º Domingo de Dezembro Dia da Bíblia

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de todas a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.
O Dia da Bíblia é dedicado à realização de eventos e pode ser comemorado tanto no segundo domingo de dezembro quanto ao longo de toda a semana que antecede a data. As atividades programadas são variadas e vão desde cultos até maratonas de leitura bíblica que mobilizam milhares de pessoas. Conheça a seguir como a Semana da Bíblia é comemorada.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

REUNIÃO COM TODA EQUIPE DA CRUZADA SÁBADO AS 19:30 07-12-13


Caros irmãos sábado haverá reunião com todos que trabalharam na cruzada, por tanto não vai ter Escola Bíblica neste sábado. AVISEM A TODOS!!!

BÍBLIA PARA A ÁSIA


Bíblias para a Ásia já alcançou 500 mil famílias

Marcia Pinheiro
Redação de Missões Mundiais


Mais de meio milhão de famílias asiáticas em um único país já receberam em exemplar da palavra de Deus através do projeto Bíblias para Ásia.
Mesmo sob o risco de perseguição religiosa, missionários brasileiros e locais têm conseguido viver a Missão de Deus em um contexto extremamente fechado às coisas do Reino. A meta para 2014 é chegar à marca de 650 mil bíblias distribuídas, alcançando outros dois importantes países da região.

Em números

Em cinco anos, nossa equipe formada por três missionários brasileiros, três locais e dezenas de voluntários já distribuiu 500 mil bíblias em 20 províncias de um país no Sudeste da Ásia, treinou cerca de 2.000 líderes e levou o amor de Deus a cerca de dez minorias não alcançadas. Eles também conseguiram enviar aproximadamente 30 missionários locais a regiões não alcançadas, e neste ano plantaram duas comunidades cristãs entre povos não alcançados.
São grandes vitórias que nossos missionários compartilham com você por dois principais motivos: agradecer a sua parceria e incentivá-lo para que continue junto nesta missão, participando e sendo fiel com suas orações e ofertas, e mobilizando outras igrejas e pessoas a assumirem o compromisso de levar Cristo a toda a Ásia.

O grande continente
Dos cerca de 3.800 povos não alcançados em todo o planeta, a maioria está na Ásia, continente que corresponde a quase 1/3 das terras emersas do globo e onde estão concentrados 2/3 da população mundial, que é de mais de 7 bilhões de pessoas. Um em cada cinco habitantes do mundo é chinês.
Foi na Ásia que nasceram as três maiores religiões do mundo: cristianismo, islamismo e hinduísmo. O cenário é de extrema pluralidade religiosa, crescimento de fundamentalismo religioso e conflitos étnicos acentuados.
Desses fatores, derivam as dificuldades que desafiam as igrejas, agências missionárias e comunicadores transculturais.
Para o Pr. Anand Jones, orientador estratégico pastoral da JMM na Ásia, apesar de pequena, a igreja de Cristo no continente asiático é uma comunidade de esperança para os milhares de pobres e vulneráveis na região. Na questão da recepção, ele acredita que os desafios e dificuldades serão ultrapassados, na dependência da liderança do Espírito Santo.
Segundo o missionário Lian Godoi, uma pesquisa informal feita por um dos nossos parceiros de campo aponta que a região ainda tem uma carência de 33 milhões de bíblias. Na tentativa de preencher essa lacuna, o projeto pretende treinar 500 líderes, mobilizar outros 3 mil e investir nos povos não alcançados e não engajados.

Você e a Ásia

Todo este trabalho requer muito esforço, não só dos missionários e da JMM, mas principalmente seu.
É com você e com as pessoas que desejam ver Cristo no coração dos asiáticos que nós contamos.
Vamos entrar nesse campo para mostrar que a salvação é para todos. De todos os cantos da Terra, todos têm o direito de vir a Cristo e beber da fonte de Água Viva (leia Romanos 3.29 e 30).

sábado, 23 de novembro de 2013

CONTAGEM REGRESSIVA PARA 3º ANIVERSÁRIO CONGREGAÇÃO BATISTA EM JARDIM PETRÓPOLIS



“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)

Este convite não é da Congregação Batista em Jardim Petrópolis e sim do Deus todo poderoso que proverá todas as obras em sua vida.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

NECESSIDADE DA SEMANA NA CRISTOLÂNDIA NATAL

Necessidades da semana na CRISTOLÂNDIA NATAL: Carne de soja; Carne moida; Café; Material de limpeza. Faça sua parte e entregue no prédio da Cristolândia situado à Av Rio Branco, 836 - Centro no horário das 17 às 21h.


Manutenção para inauguração do Prédio

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Brasil batista comemora o Dia do Diácono

Brasil batista comemora o Dia do Diácono

José Octávio dos Santos
Presidente dos Diáconos Batistas do Brasil


As igrejas batistas brasileiras celebram hoje, segundo domingo de novembro, o Dia do Diácono, quando prestam homenagens aos servos de Deus, separados e ordenados pelas igrejas, para um serviço especial.

No texto de I Timóteo 3, aparecem, cuidadosamente esboçadas por Paulo, as qualificações dos que deveriam servir à Igreja como diáconos: "Semelhantemente, quanto a diáconos, é necessário que sejam respeitáveis, de uma só palavra, não inclinados a muito vinho, não cobiçosos de sórdida ganância, conservando o mistério da fé com a consciência limpa. Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato. Da mesma sorte, quanto a mulheres, é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo. O diácono seja marido de uma só mulher e governe bem seus filhos e a própria casa. Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus" (I Timóteo 3.8-13).

Também no início de sua carta aos Filipenses, lemos isso: “Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os bispos e diáconos”. No capítulo 6 do livro de Atos temos a instituição dos diáconos, onde são ressaltadas as qualificações dos que haveriam de ser escolhidos. Temos, então, forte base bíblica para afirmar que, começando na Igreja em Jerusalém, o ofício do diaconato desenvolvera com a aprovação e a bênção do Espírito Santo.

Reconhecendo ser este um ofício divino e na qualidade de presidente da Associação dos Diáconos Batistas do Brasil desde janeiro deste ano, tenho incentivado os aproximadamente 40 mil diáconos da nossa Pátria a estabelecerem como meta a busca da Santificação, através de uma comunhão permanente com o Senhor, resultando, assim, numa vida de boa reputação e cheia do Espírito Santo; da Participação de todos no exercício do trabalho diaconal nas igrejas, nas associações regionais, estaduais e na ADBB, pois, sem essa participação o trabalho não avança; e a Oração, como mola mestra desse tripé. Em todos os meus contatos tenho pedido que cada diácono batista brasileiro seja um cumpridor e um multiplicador deste nosso desejo.

Ao longo deste ano norteamos as nossas ações baseados no tema “Diáconos desafiados a ser padrão na valorização da nova geração”, ressaltando o nosso papel neste processo tão importante e urgente, de olharmos e cuidarmos desta nova geração objetivando valorizá-la e prepará-la para ações que a dignifique e nos traga alegrias, em, olhando para trás, vermos que cumprimos o que Deus nos deu como missão.

Queridos diáconos e diaconisas, diante de Deus somos responsáveis em transmitir à nova geração valores que perdurem e produzam nela mudanças capazes de torná-la relevante não apenas no Reino de Deus, mas também como cidadãos do mundo. Para tanto, é necessário que cuidemos de nós mesmos, buscando uma vida de santificação exemplar diante de Deus e dos homens, a fim de que sejamos bons testemunhos para a nova geração, deixando-lhe um legado de confiança, obediência constante e fidelidade a Deus.

Com muita alegria e gratidão a Deus tenho acompanhado o desenvolvimento e crescimento dos trabalhos nos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão. Tive o privilégio de ser o Orador Oficial nos Congressos Estaduais em MG e PE e participado de outros, vendo de perto, o entusiasmo com que aqueles servos desempenham as suas atividades, sendo fiéis cooperadores de suas igrejas e pastores.

Se Deus quiser, estaremos reunidos no dia 22 de janeiro de 2014, na cidade de João Pessoa, por ocasião da Assembleia da ADBB, dentro da programação da Assembleia Anual da CBB. Naquela ocasião estaremos contemplando o trabalho realizado nas diversas Associações espalhadas em nosso país e apresentaremos o planejamento para as nossas atividades em 2014, quando pretendemos realizar cinco grandes Congressos Regionais, no Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, buscando, assim, dinamizar o trabalho das Associações.

Estejam orando pela direção da ADBB e pelo alcance dos nossos objetivos para o próximo ano, para o que estamos contando com o envolvimento e participação efetiva de todos os diáconos batistas brasileiros.

Atenção Igrejas e Seminaristas, fiquem atentos ao Dia da Educação Teológica


Atenção Igrejas e Seminaristas, fiquem atentos ao Dia da Educação Teológica

3° domingo de novembro, é o dia de educação teológica, a campanha é fazer promoção do seminário no culto e tirar uma oferta especial que será exclusivamente para compra de livros. Uma comissão de alunos, professores e seminário, vão escolher os títulos.
Você pode fazer sua oferta na conta do seminário.
Caixa Econômica Federal
Ag: 0035
Op: 003
Cc: 392-7

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

VIRGÍLIA DIA 01/11/13 AS 22:00 HS

Vigília

RESGATANDO VIDAS

Muito trabalho, muito esforço, muita dedicação, agora em... Tangará
O Resgatando Vidas convoca você jovem para participar de mais uma viagem missionária do projeto que tem abençoado muitas cidades por onde passou ao londo desses cinco anos de existência. Seja você mais um voluntário a fazer missões e entre nesse time.

Olá querido voluntário, informamos que nossa viagem do Resgatando Vidas será para a Cidade de Tangará, nos dias 15, 16 e 17 de Novembro deste ano.
Seu investimento será de 60,00. Com saída do ônibus da I.B. do Pirangí às 18hs e fazendo o seguinte percurso:
  1.  IB do Pirangí
  2. Via Direta
  3. IB do Santarém
  4. IB Vale Dourado
  5. Macaíba

    Para fazer sua inscrição você pode realizar pelo Emailbatistasrn@batistasrn.org.br , pelos telefones (84) 8763.1370 / 9931.3556 / 8803.8227 ou procurar um de nossos Coordenadores.

    Participe do nosso Grupo no Facebook e fique por dentro de tudo que se passa nesse Projeto.
    ( Resgatando Vidas )


    “Não esqueça que você esta em uma viajem missionária, e todas as pessoas ao seu redor estão observando seu comportamento”.
    AVISOS GERAIS
    -Não será permitido NAMORO, no período da realização do projeto;
    - O uso da Camiseta é Obrigatório diariamente;
    Na hospedagem
    - Mantenha suas coisas organizadas e limpas; não deixe coisas espalhadas pelo local de hospedagem;
    - Não reclame; tudo que esta sendo oferecido foi preparado com muito carinho pelas pessoas que nos recebem;
    - Não circule pelo local de toalha de banho, ou roupas de dormir;
    - Seja pontual no cumprimento dos horários para alimentação.
    No seu preparo espiritual:
    - Realize seu devocional pessoal diariamente;
    Ore muito! Depois disso ore mais! Estamos em batalha espiritual.
    Na ação missionária:
    - cuidado com a roupa que você usa! Não utilize roupas justas em hipótese nenhuma;
    - cumpra seus horários, não deixe ninguém te esperando;
    - não seja preguiçoso (a);
    Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR.E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca;Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares”. (Jeremias 1.5-10)“Pernaneça sempre em constante oração”.  Pr. EDJARDE (COODENADOR GERAL)

    domingo, 13 de outubro de 2013

    GRANDE CRUZADA EVANGELÍSTICA DA CONGREGAÇÃO BATISTA EM JARDIM PETRÓPOLIS 30/11/13



    “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)


    Este convite não é da Congregação Batista em Jardim Petrópolis e sim do Deus todo poderoso que proverá todas as obras em sua vida.

    domingo, 29 de setembro de 2013

    A Nossa História no Brasil e no Mundo


    Quem somos como Batistas

    Somos um povo que vem de longe, com muitos nomes, de muitas perseguições, de muitas lutas, mas construindo uma bela história de fé, de doutrina e de princípios. Você os conhecerá nos conteúdos dos documentos que disponibilizamos neste Portal.
    Somos o povo da Bíblia, a Palavra Infalível e Eterna de Deus. Cremos em Deus Pai, santo, justo, criador, e sustentador de todas as coisas. Cremos no Deus Filho Jesus Cristo, Salvador e Senhor de nossas vidas e almas e no Deus Espirito Santo, o Consolador que nos guia em tudo quanto Jesus ensinou.
    Com o nome de Batista existimos desde 1612, quando Thomas Helwys de volta da Holanda, onde se refugiara da perseguição do Rei James I da Inglaterra, organizou com os que voltaram com ele, uma igreja em Spitalfields arredores de Londres.
    Thomas Helwys, que era advogado e estudioso da Bíblia, ao escrever um livro intitulado " Uma Breve Declaração Sobre o Mistério da Iniquidade", foi preso e morreu na prisão, em 1615.
    No referido livro, ele escreveu aquilo que é um dos mais caros princípios batistas, o principio da liberdade religiosa e de consciência :"... a religião do homem está entre Deus e ele: o rei não tem que responder por ela e nem pode o rei ser juiz entre Deus e o homem. Que haja, pois, heréticos, turcos ou judeus, ou outros mais, não cabe ao poder terreno puni-los de maneira nenhuma".
    Nossas igrejas adotam a forma de governo Congregacional Democrático. São Igrejas autônomas e locais. Relacionam-se umas com as outras pela mesma fé e ordem, de forma cooperativa e por laços fraternais.
    Crêem na conversão pessoal de cada crente a Jesus Cristo, no exercício de sua responsabilidade individual e que é aceito pela Igreja por batismo por imersão e mediante confissão da sua fé em Jesus Cristo como salvador pessoal. Portanto. Não aceitam e nem praticam o batismo infantil. Realizam seus objetivos comuns pela cooperação voluntária, na forma de associação de Igrejas ou de convenções, como é o caso da Convenção Batista Brasileira.

    A Convenção Batista Brasileira


    Sua Origem

    Em 1882, quando foi organizada a Primeira Igreja Batista, voltada para a evangelização do Brasil, já existiam duas outras igrejas batistas, organizadas por imigrantes norte-americanos, residentes na região de Santa Bárbara do D'Oeste e Americana, São Paulo.
    Os casais de missionários batistas norte-americanos, recém chegados ao Brasil, Willian Buck Bagby e Anne Luther Bagby, os pioneiros; e Zacharias Clay Taylor, Kate Stevens Crawford Taylor, auxiliados pelo ex-padre Antônio Texeira de Albuquerque, batizado em Santa Bárbara D'Oeste; decidiram iniciar a sua missão na cidade de Salvador, Bahia, com 250.000 habitantes. Ali chegaram no dia 31 de agosto de 1882 e no dia 15 de outubro, organizaram a PIB do Brasil com 5 membros; os dois casais de missionárias e o ex-padre Antônio Teixeira.

    Este foi o início

    Nos primeiros vinte e cinco (25) anos de trabalho, Bagby e Taylor auxiliados por outros missionários e, por um número crescente de brasileiros, evangelistas e pastores, já tinham organizado 83 igrejas, com aproximadamente 4.200 membros.

    Organização da Convenção

    Segundo José dos Reis Pereira, Salomão Ginsburg foi a primeira pessoa a pensar na organização de uma Convenção Nacional dos Batistas Brasileiros.
    Mas, somente em 1907, a idéia foi concretizada. A. B. Deter, Zacharias Taylor e Salomão Ginsburg concordaram em dar prosseguimento ao plano. Eles conseguiram a adesão de outros missionários e de líderes brasileiros, inclusive Francisco Fulgêncio Soren, que tinha, inicialmente, algumas reservas.

    A comissão organizadora optou pela data de 22 de junho de 1907 para organizar a Convenção, na cidade de Salvador, quando transcorreriam os primeiros 25 anos do início do trabalho batista brasileiro, também começado na referida cidade.
    No dia aprazado, no prédio do ALJUBE, onde funcionava a PIB de Salvador, em sessão solene, foi realizada a primeira Assembléia da Convenção Batista Brasileira, composta de 43 mensageiros enviados por Igrejas e organizações. A casa estava cheia. O clima era de festa, celebrando o que Deus fizera a partir daquele início tão pequeno!
    Criada a Convenção, foi eleita sua primeira diretoria: Presidente - Francisco Fulgêncio Soren; 1º Vice-presidente - Joaquim Fernandes Lessa - 2º Vice-presidente - João Borges da Rocha; 1º Secretário - Teodoro Rodrigues Teixeira; 2º Secretário - Manuel I. Sampaio; Tesoureiro - Zacharias Taylor. A motivação básica da criação da Convenção foi missões e falava-se na evangelização de Portugal, do Chile e da África. Foram criadas além das duas Juntas Missionárias, Missões Nacionais e Missões Estrangeiras (hoje Missões Mundiais) outras juntas: para a Casa Publicadora Batista, para Escola Bíblica Dominical, para União de Mocidade Batista, para Educação e Seminário, e para a Administração do Seminário. Ao todo 7 Juntas. 
    As áreas de Missões, Educação Religiosa e Publicações, Educação Teológica e Educação, foram as que receberam maior atenção dos convencionais.

    Os Batistas e as Missões

    Missões locais, nacionais e mundiais empolgaram o coração do povo batista brasileiro e a obra se expandiu por todo o território pátrio e se espalhou pelo mundo, como se pode ver hoje.

    Os Batistas e a Educação

    A educação é uma marca visível do povo batista.  Sua paixão pelo estudo da Bíblia desenvolveu o interesse pela educação religiosa, cultivada nas igrejas através das organizações de treinamento e da EBD. Os templos se tornaram verdadeiros complexos educacionais.
    Com a Educação Religiosa veio a Educação Teológica.  Inicialmente através de aulas dadas pelos missionários em suas casas, depois surgiram os Seminários: Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, organizado em Recife, PE, por Salomão Ginsburg, em 1º de abril de 1902, e o Seminário Teológico Batista do Sul, fundado pelo missionário John Watson Shepard, na cidade do Rio de Janeiro, 1908.
    A estes dois Seminários, formam agregados dezenas de outros espalhados por todo o país, com  milhares de alunos.
    A Educação chamada de geral, ou secular, teve a mesma origem, o desejo de abrir oportunidades para o estudo da juventude e, de criar uma escola com capacidade para exercer influência sobre a sociedade brasileira.
    O Colégio Taylor Egídio fundado em Salvador pela senhora Laura Taylor e pelo Capitão Egídio Pereira de Almeida foi o primeiro a vingar.   Em  1922 ele foi transferido para a cidade de Jaguaquara, onde existe até hoje.  (4)
    Depois dele, e por causa dele, vieram o Colégio Batista Brasileiro de São   Paulo; Colégio Americano Batista do Recife;  Instituto Batista Industrial em Corrente, Piauí; Colégio Americano, em Vitória; Colégio Batista Shepard no Rio de  Janeiro; Colégio Batista Alagoano em Alagoas;  Colégio Batista  Fluminense em Campos, RJ; Colégio Batista Mineiro, em Belo Horizonte.  Além destes Colégios dezenas de outros foram organizados com a ajuda dos missionários ou por iniciativa de igrejas, Convenções estaduais e de particulares batistas.   A contribuição dos batistas na área educacional é realmente notável, considerando tanto a qualidade quanto a quantidade. Hoje, perto de dois milhões de brasileiros, já passaram pelas escolas batistas.

    Lutas e Problemas

    Nem tudo são flores na caminhada da obra batista do Brasil e da Convenção.  Ela tem atravessado problemas administrativos sérios, ameaças de divisão, e questões doutrinárias.  Porém tornou-se centro de vida batista brasileira e da motivação do trabalho realizado em todo o território nacional.

    A Convenção é um fator de Convergência e de União

    As igrejas se filiam à Convenção voluntariamente, aceitam sua declaração doutrinária e seu programa cooperativo e se comprometem a apoiar e trabalhar pela expansão do Reino de Deus no Brasil, no mundo.
    Unidos em torno da Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada, e da pregação do Evangelho, as 6.000 igrejas cooperantes ampliam seu raio de ação inclusive, pela organização de cerca de centenas de igrejas cada ano e pela evangelização de milhares de pessoas que se convertem e são batizadas.
    A Convenção tem encontrado na cooperação dos pastores e leigos, homens e mulheres, na submissão ao Espírito Santo, sabedoria para organizar seus planos e aceitar os desafios da comunicação do evangelho.

    A  Convenção Batista Brasileira comemorou em 1997 90 anos

    Os batistas brasileiros podem agradecer a Deus pela realidade que é a CBB e celebrar sua existência com alegria. Estamos celebrando aquilo que é mais forte na denominação,  o espírito cooperativo, motivado e alimentado pela Convenção, que coloca diante das igrejas de forma realçada, os objetivos do serviço e da adoração a Deus.  Lembrando permanentemente a missão de pregar o Evangelho até os confins da terra.
    Noventa anos de histórias e de lições, que abrem caminho para o futuro de  união, cooperação e de serviço para a glória de Deus.

    A história nos diz que podemos, com confiança em Deus, prosseguir para o alvo pelo prêmio da soberana vocação, de continuar servindo a Deus, por nosso Senhor  Jesus Cristo (Fil. 3:14).

    Chegar ao início do século XXI e do 3º milênio com desafios audaciosos em seu planejamento e seus realizados,  como é o caso do Portal Batista,  que você está  visitando e que o manterá informado quanto a contribuição que ela continua dando ao povo batista e ao povo brasileiro.


    A história mundial dos Batista pode ser contada
    a partir de duas raízes principais:
    » Das suas doutrinas;
    » Do surgimento no cenário mundial com o nome Batista.

    Considerando as Raízes Doutrinárias


    Considerando as Raízes Doutrinárias, os Batistas saem diretamente das páginas do Novo Testamento: dos lábios e ensinos de Jesus e dos apóstolos e tem sua trajetória marcada pela oposição a toda corrupção da doutrina cristã claramente exposta no Novo Testamento.

    Ao consultar a Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira você verá que as nossas doutrinas saem, com clareza límpida, das Sagradas Escrituras.


    A corrupção de algumas doutrinas e práticas do cristianismo começaram a surgir muito cedo em sua história, como pode ser constatado nos escritos dos apóstolos. Esta corrupção foi se ampliando após a "conversão" do Imperador Constantino ( 306 a 337) ao cristianismo, ocorrida a partir de 312 quando incorporou a cruz ao seu estandarte e passou a favorecer os cristãos.


    Muitos destes resistentes rejeitavam as inovações doutrinárias e as praticas e por isso foram perseguidos, exilados e mortos. Eles mantiveram acesas as doutrinas cristãs genuínas e possibilitaram, que através dos tempos, outros se levantassem na Idade Média como Cláudio de Turim, Pedro de Bruys e Henrique de Lausanne, Pedro Vado João Wycleffe, João Huss e muitos outros.


    Com o surgimento da Reforma Protestante liderada por Martinho Lutero, e deflagrada em 31 de outubro de 1517 quando da publicação das suas famosas 95 teses, na porta do Castelo de Wittenberg, criou-se a oportunidade de que muitos grupos dissidentes intensificassem suas pregações, e entre eles os chamados Anabatistas que sustentavam muitas doutrinas que os batistas esposam e representavam o grupo mais ativo e poderoso daquele momento. O nome que lhes foi dado Anabatistas "significa os rebatizadores".

    Finalmente, 1608 um grupo de refugiados ingleses que foram para a Holanda em busca da liberdade religiosa, liderados por John Smyth que era pregador e Thomas Helwys que era advogado, organizaram em Amsterdã, em 1609 uma igreja de doutrina batista, como era o sonho dos dois lideres.


    John Smyth batizou-se por imersão e em seguida batizou os demais fundadores da igreja, constituindo-se assim a primeira igreja organizada, tendo como espelho as doutrinas do Novo Testamento inclusive o batismo por imersão e mediante a profissão de fé em Jesus Cristo.


    Com a morte de John Smyth logo depois, e da decisão de Thomas Helwys e seus seguidores de regressarem para a Inglaterra, a igreja organizada se desfez e parte dos seus membros se uniram aos menonitas.


    A Nossa História no Brasil e no Mundo

    Considerando as raízes do nome batista 
    A história começa com a organização da Igreja em Spitalfields, nos arredores de Londres, em 1612, por Thomas Helwys e seus seguidores, já batizados na Igreja em Amsterdã. É esta Igreja, que agora inicia a linhagem de igrejas batistas que começam a crescer na Inglaterra sob severa perseguição por dissentirem da igreja oficial, a Igreja Anglicana.

    A perseguição aos batistas e a outros grupos separatistas, os levou a várias partes do mundo, e em especial às colônias da América do Norte, em busca da liberdade religiosa.

    Dois ilustres homens são considerados fundadores das igrejas Batistas em solo americano, Roger Williams, que organizou a Primeira Igreja Batista de Providence em 1639, na colônia que ele fundou com o nome de Rode Island, e John Clark que organizou a Igreja Batista de Newport, também  em Rods Island e conhecida desde 1648. Os batista se espalharam pelas diversas colônias da América do Norte e fora influentes na formação da constituição americana de 1781.


    A expansão dos Batistas no mundo.

    Em 1791, um jovem pastor inglês chamado William Carey sentindo forte compaixão pelas multidões pagãs da Índia, decidiu iniciar com o apoio de vários pastores, um movimento para o envio de missionário  àquelas terras. Assim foi criada a Sociedade de Missões no Estrangeiro, que tem tido uma participação muito grande na expansão da obra Batista na Ásia e África além de outros continentes e inclusive no Brasil.
    Por sua vez, os Batistas Norte Americanos foram grandemente motivados a evangelizar o mundo. Um jovem casal de missionários Adoniram  e Ana Judson enviados em 1812 pela Igreja Congregacional, para evangelizar a Índia, com destino a Calcutá, examinando a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, a doutrino do batismo, já que iriam se encontrar com o missionário Batista William Carey e seu grupo de pastores, acabou por concluir que os batista estavam certos. Eles foram batizados pelo Pastor William Ward companheiro de Carey. O mesmo fato aconteceu com outro missionário Congregacional, também enviado a Índia, Luther Rice, que igualmente foi batizado, tornando-se Batista.
        
    Eles decidiram que Adoniram Judson permaneceria no Oriente e Luther Raice voltaria aos Estados Unidos para mobilizar os Batistas para a obra missionaria. Seu trabalho vingou e em maio de 1814, foi funda uma Convenção em Filadélfia com o nome de “” Convenção Geral da Denominação Batista nos Estados Unidos para Missões no Estrangeiro”.

    A partir daí, a obra missionária dos batistas iniciou um gigantesco crescimento. Chegando inclusive, através dos Batistas do Sul dos Estados Unidos, o Brasil. onde foi organizada, no dia 15 outubro de 1882, a Primeira Igreja Batista para Brasileiros em nossa terra e, deste trabalho, é que surgiu a Convenção Batista Brasileira.

    Hoje os Batista estão presentes, em cerca de 200 países e representam uma população de perto de quarenta  milhões de membros e atingem cerca de cem milhões de pessoas no mundo inteiro.

    sexta-feira, 20 de setembro de 2013

    ESCOLA BÍBLICA COM PAULO ROBERTO

           Boa noite caros Irmãos. IMPORTANTE COMUNICADO! amanhã a noite as 19h na Congregação Batista em Jardim Petrópolis Escola Bíblica ESPECIAL com o Palestrante e Professor de Biologia BILLY PAUOL. NÃO PERCA SERÁ FANTÁSTICO.Fiquem na paz.
     Pr. Eugênio Soares

    quarta-feira, 18 de setembro de 2013

    EXERCÍTO DE RUA TRANS-CRISTOLÂNDIA

    Exercíto de Rua Trans-Cristolândia
    SONHO. ESPERANÇA. VIDAS SALVAS E RESTAURADAS!
    Afirmam que os projetos com o objetivo de alcançar o homem já nasceram do coração de Deus. Verdade. Não há como questionar. Desde a queda do homem as reações de Deus são em prol do homem. Se não fosse assim as palavras de Jesus não estariam no texto Sagrado, de Mateus 28:19 “Portanto, vão...” É o interesse pelo homem, independente de como esteja, e de quem ele seja. Venha como está é a proposta. As variadas ferramentas para alcance do homem são oriundas do Pai, e uma delas são as CRISTOLÂNDIAS que tem nascido em capitais do Nosso País. Trata-se de um projeto da Junta de Missões Nacionais e tem atingido pessoas rejeitadas pela sociedade e suas “famílias”. Gente com cheiro de gente. Pessoas que estão nas ruas porque veem na rua a única opção de sobrevivência, por mais que essa sobrevivência necessite ser vigiada.
    Foi baseado nesse tipo de dificuldade que um grupo de pessoas aceitou o desafio enviado por Deus para que em Nossa Capital tivéssemos uma casa que recebesse essas pessoas. Deus mostra o desafio, e cabe ao homem aceitá-lo. Por causa da fé, e com pessoas de fé, estará sendo inaugurada no próximo dia 04 de Outubro a partir das 19h com um culto no auditório do Seminário Teológico Batista Potiguar a CRISTOLÂNDIA NATAL. Trata-se do ponta pé com um momento de adoração e gratidão ao Nosso Deus por ter nos desafiado. O local onde receberemos as pessoas para alimentá-los, fazer procedimentos de higiene, tipo: banho, etc. e não esquecendo dos cultos diários acontecendo após o jantar, está localizado à Av Rio Branco, 836 – Centro Natal-RN.
    Se Jesus ordenou para que saiamos da nossa zona de conforto estaremos iniciando a TRANS CRISTOLÂNDIA no período de 04 a 11 de Outubro. O investimento custará apenas R$ 20,00 e 01 kg de alimento não perecível. As inscrições estão sendo feitas no prédio da Convenção Batista Norte Riograndense à Rua Jundiaí, 513 – Tirol Natal-RN. Cada missionário voluntário receberá uma camisa especial para trabalhar no período citado.

    Portanto, convocamos você a se juntar a tantos outros que estão indo buscar as pessoas que estão lá fora, e que precisam ser incluídos no meio da Igreja. Maiores informações pelos números: 84.32225501 e 84.32227725
    Coordenadoria de Missões da CBNR


    O programa de recuperação da Cristolândia é desenvolvido a partir de três temáticas norteadoras: VIDA CRISTÃ, ATENÇÃO Á SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL E RESSOCIALIZAÇÃO, presentes em todas as fases do tratamento. Devido a seus altos custos, a manutenção deste projeto tem sido um grande desafio, mas creio que devolver a DIGNIDADE DE HOMENS E MULHERES que antes estavam destruídos pelas drogas NÃO TEM PREÇO.
    "Roberto Marques"

    domingo, 15 de setembro de 2013

    CONTRIBUIÇÕES DA COMPRA DO TERRENO

    Foto acima local do novo Templo

    Video da trajetória da IGREJA BATISTA EM JARDIM PETRÓPOLIS

    10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
    Malaquias 3:10
        Este foi o terreno que o senhor Deus nos honrou para as futuras instalações da IGREJA BATISTA EM JARDIM PETRÓPOLIS, portanto você que conhece ou não conhece a trajetória de nossa igreja e sentir vontade de ajudar na obra que o Pr. Eugênio Soares está fazendo com sabedoria e direcionamento do Senhor todo poderoso poderá contribuir pegando um carnê para o pagamento da aquisição deste bem e aumentar as tendas do templo.

    Valores:
    -R$ 20,00
    -R$ 30,00
    -R$ 50,00

    Informações: Pr. Eugênio Soares Tel: 8863-4674 OI / 9920-9318 TIM

    XV SEMANA TEOLÓGICA

    VIDAS SÃO TRANSFORMADAS PORQUE VOCÊ INVESTE EM MISSÕES


    Vidas são transformadas porque você investe em missões

    Redação de Missões Nacionais

    Muitas vezes você pode pensar que o que doa para missões é pouco. Mas a verdade é que a soma de todas as ofertas permitem que vidas sejam transformadas. Histórias reescritas pelo poder de Jesus,mas por sua instrumentalidade que permite que missionários sejam enviados e projetos sejam abertos para abençoar vidas como de uma jovem senhora de 39 anos que nos relata um pouco de sua história.

    “Meu nome é Maria Lúcia de Jesus e durante 23 anos fui usuária de drogas e álcool. Sou baiana, tive 8 filhos, dos quais 2 filhas foram criadas por minha mãe, 2 filhos morreram logo cedo, 4 filhos foram dados no auge do meu uso de drogas e agora, para a glória de Deus, tive S. e estou tendo a oportunidade de cuidar dela aqui no Centro de Formação Cristã Sonho de Mãe.
    Durante esse período de uso de drogas fiquei sozinha no mundo, fui desprezada por minha família, fui humilhada pela sociedade e tinha um marido que me agredia muito fisicamente. Sentia-me presa a ele, pois sustentava o meu vício e essa também era a forma de me manter presa a ele. Foram muitas agressões, muitas humilhações e eu, muitas vezes, fugia e tinha relacionamentos com outros homens. Essa vida fez com que eu adquirisse muitas doenças e uma delas incurável.

    Não aguentava mais aquela vida e tomei um destino, pois aquilo que eu estava vivendo não era vida. Um dia pedi ajuda à minha filha, que me ajudou, me tirou das ruas e me internou em uma casa terapêutica, onde permaneci por 6 meses em Campos. Cheguei no Élcia Barreto já grávida e bastante doente. Permaneci lá até o nascimento de S. e fui encaminhada para o CFC Sonho de Mãe, onde tenho aprendido mais sobre Jesus. Em janeiro de 2013 tive a oportunidade de ser batizada na Assembleia da Convenção Batista Brasileira e desde então tenho buscado conhecer mais da vontade de Deus para a minha vida e a vida de minha família.

    Quero que todos saibam que tenho 2 pais hoje. Um pai biológico, que me gerou para a vida terrena, e o meu Pai Verdadeiro, que conheci recentemente e que me gerou para a vida eterna. O meu Pai Eterno que me resgatou, me fez nascer de novo, me livrou do laço do passarinheiro e da peste perniciosa. A minha vida passada era muito triste, algo que ninguém consegue entender como consigo estar viva, mas não precisa entender, precisa ter fé somente, porque a fé remove montanhas. Eu tinha uma vida de um jeito que somente o Diabo queria. Ninguém mais, e estava pronta para ir para o inferno, mas Deus me quis, me transformou e me fez nascer de novo. Tenho vivido muitos milagres, um deles é saber que viverei eternamente com Jesus. Outro é saber que Deus me deu uma filha saudável. Eu tenho orgulho de minhas filhas, que me ajudaram a viver de novo no caminho do meu Pai e estou muito feliz. Só Jesus é o caminho”.